Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Algumas Profecias sobre o fim do mundo de 21 de Dezembro de 2012


As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.

* Estudante de doutoramento em Educação Científica com especialização em Astrobiologia, na Universidade do Texas em Austin nos EUA
Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco - Hernan Cortez - a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solestício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solestício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.

Outras Profecias

Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.

Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que... irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.

Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma - tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

Discutiram também um projecto chamado de webbot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.

Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.
Fonte: Ciencia hoje por Carlos Oliveira

O que Diz a Nasa Sobre o fim do mundo em 2012?

Agência espacial nega catástrofes a partir de explosões solares e colisão de meteoros
 

A Nasa, agência espacial americana, fez uma lista de perguntas e respostas em seu site para negar a crença de que o mundo pode acabar em 2012.

A agência diz que, assim como o calendário que a maioria das pessoas tem em casa não deixará de existir após 31 de dezembro, o calendário maia também não deixará de existir em 21 de dezembro – data atribuída a um possível fim do mundo. Segundo a Nasa, o calendário maia começa um novo ciclo de contagem depois dessa data.

Ameaças ao planeta Terra são descartadas.

- Nada de ruim vai acontecer com a Terra em 2012. Nosso planeta tem estado bem por 4 bilhões de anos e cientistas do mundo todo sabem que não há nenhuma ameaça associada a 2012.

De acordo com a Nasa, histórias sobre a aproximação da Terra de outros planetas que poderiam causar algum problema não passam de mitos que se propagam pela internet.

Para este ano não há previsão de que o nosso planeta seja atingido por um meteoro. O último grande impacto aconteceu há 65 milhões de anos e causou a extinção dos dinossauros. Estudos constantes da Nasa afastam a hipótese de haver um acontecimento desse porte.

Por último, a Nasa diz que não há perigo de tempestades solares catastróficas para 2012.

- A atividade solar tem um ciclo regular, com picos de aproximadamente a cada 11 anos. Perto desses picos de atividade, as explosões solares podem causar uma interrupção das comunicações por satélite, embora os engenheiros estão aprendendo a construir eletrônicos protegidos contra a maioria das tempestades solares. Mas não há riscos especiais associados a 2012. O próximo pico irá ocorrer no período 2012-2014 e está previsto para ser de médio porte, não diferente de ciclos anteriores ao longo da história.

Fonte: R7
Imagens: Internet
Adaptação: Orobó News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...