Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 26 de julho de 2012

ONDE ESTA A CORRUPÇÃO DENTRO DAS ESCOLAS?

Atenção! Esta postagem é parte de um email que recebemos, no qual o autor faz fortes denuncias sobre corrupções nas escolas de nosso município, o mesmo alega irregularidades, desvio de dinheiro, notas frias e o sumiço de um notebook da antiga direção da escola de matinadas, além de matinadas, o autor faz denuncias também sobre as escolas de Feira Nova e Chã do Rocha. O Orobó News ainda não irá divulgar esta parte do email no qual contem estas denuncias, o Orobó News irá investigar e verificar se as informações são verdadeiras, caso seja encontrado veracidade nas informações passadas, o Orobó News irá divulgar. Sendo assim o Orobó News estar divulgando apenas uma parte do email, no qual é de grande importância para nós oroboenses, pernambucanos e brasileiros.

Segue Reportagem:

Os recursos advindos do governo do estado e do governo federal muitas vezes são suficientes para manter a escola em pleno funcionamento, isto não acontece normalmente porquê existe um grande esquema de desvio dos recursos que estão assegurados por lei e distribuídos diretamente via banco para as escolas depositados no CAIXA ESCOLAR. Existem outros programas que enviam dinheiro e recursos sem precisar da intervenção de nenhum outro setor ou político interessado em usar de artimanhas para intervir e dizer que os recursos foram adquiridos em conseqüência do interesse deles. Múltiplas são as formas que os corruptos acham de burlar e intrometer-se para desviar verbas e tirar lucros eleitoreiros dentro das escolas. É PRECISO ACABAR ESTE MAL.
Alguns caminhos trilhados pelos corruptos serão expostos a seguir para alertar e dar uma dimensão como determinam as atividades escolares e são desviados o dinheiro dos programas de manutenção das escolas.

§ É do conhecimento de todos que cada escola tem um político influente que determina o funcionamento desta escola; indica funcionários, cedem o espaço físico para amigos e correligionários, indica seus eleitores para trabalhar no lugar de professores do estabelecimento, protegem funcionários fantasmas, funcionários relapsos, substituições ilegais (Parentes assumem funções no cargo de seus titulares), articulam pessoas do partido para chegar à direção e perseguir funcionários adversários, encobrem acúmulos de cargos, enfim, todo tipo de favorecimentos ilícitos deturpando as normas que regem o funcionamento interno da escola e a Leis de Diretrizes e Bases da Educação gerando distorções quantitativas levando o péssimo funcionamento e geralmente o caos a estas escolas. É um tipo de corrupção que pode e deve ser combatida.

§ Há um esquema bastante conhecido e imitado dos esquemas das prefeituras corruptas deste país pelos administradores das escolas. A contratação de uma empresa de um amigo, correligionário e na maior cara-de-pau de um parente para prestar serviços à escola. acordo com a direção prestam serviços na escola superfaturando preços, expedem notas fiscais frias ou legalizadas, , pagam aos trabalhadores um valor abaixo do mercado de trabalho e dão recibos com valores maiores. Executam serviços de baixa qualidade e muitas vezes sem necessidade inventam esses serviços e contratam parentes dos diretores. É INDICIO FORTE DE CORRUPÇÃO onde no futuro o dinheiro superfaturado é repassado para a pessoa que estava na direção da escola longe dos olhos e das prestações de contas. Tudo parece legalizado com notas fiscais, licitações, recibos. Geralmente estes diretores não gostam de prestar contas aos conselhos fiscais ou conselhos escolares. NUMA ESCOLA PARA SERVIÇOS PEQUENOS NÃO PRECISA DE NENHUMA EMPRESA, É JOGO, É CORRUPÇÃO. Para fazer pequenos reparos, podar plantas, comprar material de limpeza e de expediente NÃO É NECESSÁRIO ATRAVESSADOR, o diretor pode e deve comprar diretamente ao fornecedor, solicitar serviços de terceiros, fazer licitações e pesquisa de preços junto com funcionários, conselhos escolares, associação de pais e professores e grêmios estudantis.

§ Por incrível que pareça existem aqueles corruptos cara-de-pau, valente, esnobe e desafiador que não esconde seu prestigio político e fazem suas roubalheiras à vista de todos, são em pequeno bando, mas existem e acreditam plenamente na impunidade e amedrontam aqueles funcionários menos informados e semi-analfabetos corrompendo-os com benefícios diversos como mercadorias da merenda escolar, colocando para trabalharem em concursos, prestações de serviços terceirizados gratificando-os “por fora”, deixando levarem material escolar, às vezes até pequenos furtos de notebooks,e até mesmo pratos e talheres. Corrompem a maioria dos “pequenos” e ficam à vontade para fazer o que quiser o famoso “melé solto”. ESTES SÃO FÁCEIS DE COMBATER, É DENUNCIAR DIRETAMENTE NA POLICIA.

§ Uma pratica usual e corriqueira que muitos acham normal, mas não é, são as gratificações que os administradores das escolas recebem em forma de comissão do comercio, empresa ou estabelecimento em que são realizados as compras.. Muitas vezes recebem uma porcentagem. . É FRAUDE, É CORRUPÇÃO.

§ O Administrador corrupto odeia nomes como; REUNIÕES, CONSELHO ESCOLAR, ASSOCIAÇÃO DE PAIS, GREMIO ESTUDANTIL, PRESTAÇÃO DE CONTAS, LICITAÇÕES, ALMOXARIFADO, EXPOSIÇÃO DAS CONTAS EM MURAL, REUNIR CONSELHO FISCAL, ETC...
 “Ele prefere trabalhar somente junto com “os seus”, “os mais próximos”, “os leais”, aqueles que entendem e não perturbam a direção, são funcionários amigos e passivos, acomodados, ociosos e indicam estes como Membros do conselho escolar e não “aqueles agitadores”, “revoltados”, “frustrados”, “doidos”“. Estes diretores e os mais próximos deles são suspeito número um em corrupção, são antidemocráticos, precisam ser fiscalizados, investigados. LEMBREM-SE, GERALMENTE OS FUNCIONARIOS “PEQUENOS” SÓ ROUBAM QUANDO “OS GRANDES” DEIXAM.

§ Um tipo de corrupção branda e que deturpa muito a escola é quando os funcionários são beneficiados e deixam a “coisa correr frouxo” é quando ocorrem os favorecimentos de amigos para amigos. Elogiam-se entre si, criam aquele clima de TODOS TRABALHAM E NADA FUNCIONA, TODOS MANDAM E NINGUEM OBEDECE. Livro de ponto só para adversário, rigor somente para os contras, aqueles “os bestas”. Aqueles setores em que se trabalha com mais comodidade como biblioteca, vídeo escola, laboratórios de informática, setor pessoal, almoxarifado (quando existe), salas com ar condicionado e a parte financeira são exclusividade de alguns afortunados e protegidos. TORNA NECESSÁRIAS A INTERVENÇÃO E EXIGIR TRANSPARECIA NAS DECISÕES.

§ Há indícios de pessoas que orientam e ensinam aos novos diretores todos os caminhos para burla os programas que mantém a educação e só aparecem na escola de vez em quando. São pessoas que entendem de contabilidade e passam por tesoureiro, geralmente são funcionários veteranos da rede pública.
Acorda povo, observe a sua escola e analise a sua situação, você já sabe que muitas escolas e Diretores conhecidos adotam esta prática e quem não concorda deixa de ser “ Juntos somos mais” muda povo, quando o povo quer o povo muda”
 
Retirado do blog
e Enviado por email por: Paulo A
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...