Faça sua Pesquisa

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Frivolitê de Orobó é destaque na XI Fenearte - Feira Nacional de Arte

Artesãs do município de Orobó, única cidade de Pernambuco que mantém a tradição da produção da renda frivolitê, lançaram, no 08/07/2010, na XI Fenearte, a coleção Balneário 2010. As peças, desenhadas pelo estilista Eduardo Ferreira e confeccionadas pelas artesãs, em sua maior parte também agricultoras, é fruto de uma capacitação em moda e modelagem realizada pela Secretaria de Desenvolvimento e Articulação Regional (Sedar), por meio do Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Casa da Mulher do Nordeste e Centro Pernambucano de Design, em parceria com o Comsef e o apoio da Prefeitura de Orobó.

O lançamento oficial da coleção, que possui 10 modelos, entre vestidos, blusas, saias, mini-saias e shorts, foi realizado no desfile do CEMUR, na Passarela Fenearte, onde três peças foram apresentadas ao público. Alguns dos exemplares podem ser conferidos no estande da Sedar na Fenearte (Rua 3 – estandes 122 e 123) até o término da feira, no próximo domingo (11). As pessoas interessadas em adquirir uma das roupas da coleção podem fazer o pedido no próprio estande, durante a Fenearte, ou entrar em contato com a Associação das Artesãs de Orobó Nós e Picôs pelo telefone 81 9620.8927 (procurar Ozana).

“Se não tivéssemos conseguido esse espaço não poderíamos apresentar nossos produtos. Tivemos uma grande ajuda do ProRural para participarmos da capacitação de moda e modelagem e, agora, podemos apresentar essa coleção”, destaca Ozana Pereira, uma das artesãs da Associação Nós e Picôs.
Frivolité – A denominação “frivolitê”, essencialmente francesa, é adotada em quase todos os países da Europa. A técnica pode ser resumida numa sequência de nós e picôs que formam círculos e semicírculos, e estes compõem uma rica trama rendada.

Estande – Este ano, o estande da Sedar reúne, pela primeira vez, as associações vinculadas ao Programa de Apoio ao Pequeno Produtor Rural (ProRural), Programa de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Zona da Mata de Pernambuco (PROMATA), e Programa de Infra-estrutura em Áreas de Baixa Renda na Região Metropolitana do Recife (Prometrópole), que nas edições anteriores da Fenearte possuíam estandes separados. Dentre os artigos que são comercializados no estande estão, além dos artigos em renda frivolité, como trilhos de mesa, porta-copos, panos de bandeja e alguns peças da coleção Balneário 2010, bonecas de pano, redes, toalhas de mesa, artigos com fibra de bananeira e Taboa, como bandejas, jogo americano, bolsas, anjos e caixas decorativas, bijuterias, puff de garrafa PET, além do mel de abelha, doces, geléias, salgadinhos e biscoitos.

Fonte: Zulene Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...