Faça sua Pesquisa

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Castelo de areia perfeito precisa de 99% de areia e 1% de água, diz estudo

Físicos europeus dão um novo significado à popular brincadeira infantil.
Fórmula matemática ajuda a erguer obra mais estável e duradoura.

 
A receita para fazer um castelo de areia perfeito depende de uma delicada proporção de 99% de areia e 1% de água, garantem os autores de um estudo que dá um novo significado a essa popular brincadeira infantil. Os resultados estão publicados na revista "Nature Scientific Reports".
Físicos de Paris e Amsterdã levaram duas horas erguendo colunas feitas com areia de praia em seus laboratórios para alcançar uma complicada fórmula matemática capaz de garantir uma obra mais estável e duradoura.
Castelo de areia complexo é construído ao lado do muro que terá, quando finalizado, 27,5 km. (Foto: Thomas Peter / Reuters)Castelo de areia pode ficar mais estável quando aplicada fórmula matemática (Foto: Thomas Peter/Reuters)
Os cientistas concluíram que não é necessário usar muita água, apenas o suficiente para formar pequenas "pontes" entre os grãos de areia, fazendo com que eles fiquem unidos.
"Se for usada essa concentração ideal, podem ser construídos castelos de areia com até 5 metros de altura", destacaram os pesquisadores em comunicado.
A fórmula também estabelece a proporção desejada entre a altura e o diâmetro da base, e a relação deles com a força de compactação da areia.
As descobertas são de interesse da engenharia civil e da mecânica dos solos, áreas que trabalham com estabilidade estrutural, afirmaram os físicos.

Fonte: G1/AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...