Faça sua Pesquisa

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Ódio e vergonha: Nordeste vira alvo de preconceito na internet por expressiva votação em Dilma

Mais uma vez, a internet foi palco de um infeliz e vergonhoso show de preconceito contra o eleitorado nordestino e nortista do nosso país. Assim comoaconteceu em 2010(link is external), entre anônimos e formadores de opinião, muitos usuários usaram seus perfis nas redes sociais para expressar sua indignação com o alto índice de votação obtido pela presidenta Dilma Rousseff no primeiro turno das eleições, por meio de atitudes racistas e xenofóbicas.
O colunista social do jornal mineiro O Tempo(link is external), Paulo Navarro, radicalizou nos comentários, chegando a sugerir, em seu perfil no Facebook(link is external), que fosse realizado um plebiscito para separar as regiões Norte e Nordeste do restante do país.Antes de fazer tal afirmação, ele não deve ter levado em conta que em seu estado, Minas Gerais, Dilma também obteve a maior parte dos votos.
Entre as muitas atribuições preconceituosas propagadas através da internet, os usuários também demonstraram um alto índice de desinformação. A imensa maioria das postagens ligou a imagem do Nordeste e do Norte a uma possível dependência do programa Bolsa Família. Esta mesma avaliação poderia ter sido diferente se eles tivessem levado em consideração que dois dos três estados com maior quantidade de beneficiados pelo programa não estão em nenhuma dessas regiões(link is external). São Paulo é o segundo maior beneficiário do programa, com 1 milhão e 200 mil pessoas, e Minas é o terceiro, com 1 milhão e 100 mil.
Em meio às postagens de ódio, houve ainda quem tentasse criar uma rixa nociva, sem propósito e descabida com estados das regiões Norte e Nordeste, de forma separatista e, mais uma vez, desinformada. Um usuário decretou: "só aqueles nordestinos malditos que votam na dilma nossa espero que nunca mais chova la seca pra sempre" (sic). Talvez, mais uma vez, ele não saiba que o Nordeste já não sofre mais com os efeitos da convivência com a seca como antes, e que é justamente o estado de SP que sofre com apenas 5,8% da  reserva de água no Cantareira(link is external) por conta da irresponsável administração estadual.
Até o ex-presidente Fernando Henrique escorregou feio hoje ao associar a votação em Dilma aos "grotôes" e aos eleitores "mal informados". Uma opinião que remete ao velho elitismo do PSDB e dá um péssimo exemplo para seus seguidores e simpatizantes.
A política, assim como o futebol, desperta paixões, mas elas não podem estar acima do bom senso e do respeito ao outro, ao adversário. Os ataques desferidos contra os nordestinos e nortistas, além de carregarem em si um mundo de desinformação, deixam claro o que motiva parte do eleitorado que faz oposição ao governo Dilma: o ódio e o preconceito. Dois entraves abolutos ao debate democrático e à convivência respeitosa e que são passíveis de punição penal prevista na legislação brasileira.
Fonte: Blog Muda Mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...