Faça sua Pesquisa

domingo, 13 de outubro de 2013

Significado da Palavra ANTOLHOS

Caros leitores, o Orobó News na incessante busca da melhor maneira de fazer comunicação e na valorização de cada um dos nossos leitores em especial a população Oroboense, sempre tenta fazer uma comunicação culta e formal, sempre valorizando quem ler e a quem se refere determinada publicação. Ao fazer a matéria Quem sabe fazer elogia, quem não sabe critica, foi mal interpretado por uma representante dos professores da cidade de Orobó, a mesma em seu texto afirmou que o nosso meio de comunicação havia generalizado toda a população de Orobó, dizendo que os mesmos estavam com Antolhos nos olhos. Sendo assim o Orobó News para manter a sua credibilidade e o compromisso com o povo, pesquisou para vocês em 4(quatro) sites diferente o significado da Palavra Antolhos, no qual poderá ser visto logo abaixo.

Ao escrever a referida matéria, o Orobó News não generalizou a população nem muito menos quis compara-los com algum animal. No titulo do seu texto, a então representante dos professores disse que o Orobó News comparou a população de Orobó com cavalo e em seu texto disse que esta palavra ANTOLHOS não se empregaria quando nos referimos de pessoas, creio eu que na minha humilde colocação de aluno e aprendiz da língua portuguesa, que a Professora deve desconhecer os outros 2(Dois) significado desta Palavra nos quais todos terão acesso logo mais.

Em minhas colocações não generalizei a população oroboense, pois se tivesse feito isso teria cometido um gravíssimo erro, pois existem muitas pessoas que acreditam no trabalho do Atual Prefeito de Orobó, assim como EU, que acompanhei a campanha de Chaparral e Dui mesmo de longe, participei de reuniões e comícios e que sofri perseguição e difamação da turma adversaria por conta de minhas postagens em minha pagina na rede social, sempre defendendo a mudança e renovação, tudo isso Querida Professora sem interesse politico nenhum, e nem de cargos na PMO no qual nem eu e muito menos a minha família tem cargo na mesma, muito pelo contrario, o único tio que trabalhava para a Prefeitura na gestão anterior foi colocado para fora quando a nova gestão assumiu, apoiei Chaparral porque eu vi o quanto ele trabalhou como vereador e o quanto ele iria trabalhar como prefeito, e até aqui ele não me decepcionou, o jovem que ninguém dava nada no tempo das eleições hoje vem trabalhando muito em tão pouco tempo, o mesmo vem trabalhando em 10 meses o que não fizeram em 8 anos. Por tanto caros leitores, ao colocar a palavra ANTOLHOS em meu texto eu quis me referir a pessoas que tem a visão limitada, a pessoas que não conseguem enxergar as coisas que os cerca e que só desejam ver um lado das coisas, pessoas que queriam a PMO no bolso e que agora estão decepcionada porque sabem que HOJE não é como ONTEM e não poderão tê-la dessa forma, e nunca se esqueçam meus leitores, de que quando fizerdes um favor não olhardes para quem, façais sem a intenção de receber nada em troca, e sim para o bem da humanidade, seguiremos o que diz o texto Bíblico em Mateus Capitulo 6 e versículo 1-4 que diz: Guardai-vos de fazer a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus. Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita; Para que a tua esmola seja dada em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, ele mesmo te recompensará publicamente.

Vejamos abaixo os significado da palavra ANTOLHOS:

Vemos que no site do Dicionário Aurélio http://www.dicionariodoaurelio.com/Antolhos.html, três definições para a palavra ANTOLHOS

1.   s.m.pl. Parte do bridão que protege os olhos do cavalo e o impede de ver lateralmente.

2.    Pala que resguarda da luz os olhos.

3.   Fam. Ter antolhos, ter uma visão muito estreita das coisas que o cercam; desejar ver apenas um lado das coisas.

Segundo o site: http://www.dicio.com.br/antolhos/ a palavra ANTOLHOS significa:

1.     s.m.pl. Parte do bridão que protege os olhos do cavalo e o impede de ver lateralmente.
2.     Pala que resguarda da luz os olhos.
3.     Fam. Ter antolhos, ter uma visão muito estreita das coisas que o cercam; desejar ver apenas um lado das coisas.

Ainda em outra fonte de pesquisa (http://aulete.uol.com.br/antolhos), a palavra ANTOLHOS significa:

Smpl.
1.     Peça de couro ou de outro material opaco que, colocada ao lado dos olhos de certos animais, limitam a sua visão lateral, que o impede de se distraírem ou se espantarem.
2.     Anteparos para proteção dos olhos contra luz intensa.
3.     Fig. Visão limitada; Pouca capacidade de percepção; compreensão parcial.

Ainda na busca de uma conclusão para este enigma, outro site nos diz que:
1.     ANTOLHO: s.m.pl. Parte do bridão que protege os olhos do carvalho e o impede de ver lateralmente.
2.     Pala que resguarda da luz os olhos
3.     Fam. Ter antolhos, ter uma visão muito estreita das coisas que o cercam; DESEJAR VER APENAS UM LADO DAS COISAS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...