Em
15 de maio de 1970, a lei nº 5.579 instituiu o 'Dia da Cultura e da
Ciência', comemorado a 5 de novembro de cada ano, como homenagem a data
natalícia de figuras exponenciais das letras e das ciências, no Brasil e
no mundo. A data teve como inspiração o Conselheiro Rui Barbosa,
nascido a 5 de novembro de 1849. Mas o que significa cultura?
Cultura
vem a ser o acúmulo da vivência histórica de significados sociais:
linguagens, técnicas, valores, fé e gosto, construídas coletivamente.
Tem relação com a maneira de vestir, de morar, de comer, de trabalhar,
de rezar, de se comunicar, de se interagir. A cultura é viva, flexível e
plural, associando até mesmos elementos aparentemente divergentes e
díspares. Portanto, não é possível subjugar o conceito à afirmação
conservadora e tradicionalista de que a ordem política presente é a
única viável, visto que sua modificação vai de encontro ao patrimônio
cultural herdado dos antepassados.
A
cultura não é estanque: é tudo o que o homem adiciona à natureza. Tudo o
que o homem faz na vida e que lhe não é inato ao nascimento pode ser
considerado como ação de cultura. Cultura é construção, transformação
constante, produto e fator de imanência social.
Um
povo que perde a sua cultura, sua história, sua memória, seus custumes,
perde sua alma, fica sem identidade. No Brasil, tão vasto, tão amplo,
com tantas expressões diferentes, com distintas maneiras de ser, de
viver, de conviver e de fé múltipla, que vão se modificando de lugar
para lugar, e a todo o momento, não podemos falar de uma única cultura,
mas de culturas plurais que o formam. Quantas nações existem inseridas
no nosso País? Culturas indígenas, africanas, povos europeus, cada um
com suas tradições, línguas, procedimentos, modos de ser e crer, que
ajudaram a formar um país plural.
Tal
perspectiva tem de ser assimilada do ponto de vista pedagógico. A
cultura é o alimento da educação. A educação é transmissora da cultura. A
escola é um espaço de trocas culturais, é um lugar de propagação e
interação da cultura e do conhecimento. A educação não é apenas
transmissão de informações – a perspectiva bancária
criticada por Paulo Freire – mas ampliação da capacidade de relacionar
os conteúdos e construção de interpretações pessoais.
UM FELIZ NATAL E UM PRÓSPERO 2013!!!!!!!!
ESSES SÃO OS VOTOS DA ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL ADRENALINA E PONTO DE CULTURA RECORTES DE CULTURA E
IDENTIDADE DE OROBÓ
OROBÓ-PE
Fonte: Rafael Azeedo - Enviado Por Email
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