Faça sua Pesquisa

sábado, 1 de dezembro de 2012

Cuiabá tem o título de cidade mais quente do Brasil

Cuiabá é a cidade mais quente do Brasil e a liderança nesse ranking pode ser comprovada pelos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que possui um posto de observação na capital mato-grossense. Até agora nenhuma outra cidade do país alcançou os índices confirmados pelo órgão. Teresina (PI), com 39ºC, e Corumbá (MS), com a mesma temperatura, mas, oscilando entre 39ºC e 40ºC, e Palmas (TO), foram as outras cidades que mais se aproximaram dos números de Cuiabá.
Cada uma delas tem uma característica diferente. Cuiabá, por estar a apenas 120 metros do nível do mar e encravada entre vales, disparou na frente nos últimos 40 dias, graças à estiagem que já dura quase 2 meses e as intervenções humanas que provocaram alterações no ambiente local. Ou seja, as incontáveis construções de empreendimentos imobiliários, somada à necessidade de pavimentação com asfalto ou concreto e à emissão de gases de um número crescente da frota de veículos - média de 3 mil a cada mês -, transformaram a “Cidade Verde” numa panela de pressão.
Mas as diferenças de temperaturas variam muito dentro da própria cidade. Basta passar pelo entorno do Parque Mãe Bonifácia, na avenida Miguel Sutil, no começo da noite ou na madrugada para perceber. Lá, a temperatura despenca de 30ºC na região central para 22ºC, 25ºC no máximo. Situação bem diferente da “Boca da Onça”, local chamado pelos ambulantes, no cruzamento das avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) com a Generoso Ponce (Isaac Póvoas).
No lugar, por onde circulam cerca de 70 mil veículos por dia, o asfalto chega a quase derreter, com 56ºC no piche, diante dos 39ºC cravados no termômetro ambiente. A previsão para os próximos dias para a Capital é de mínimas entre 26ºC e 27ºC, com a máxima de 37ºC e sem chuva. Apesar do clima escaldante, a diretora do 9º Distrito de Meteorologia, com sede em Várzea Grande, acha “normal” a onda de calor. “Nesta época do ano sempre ocorrem essas altas temperaturas em Cuiabá, é normal para nós cuiabanos”, diz Marina Padilha, justificando em seguida que não há um acompanhamento comparativo com as demais cidades no órgão regional.

Fonte: Site o Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...