Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Feira reúne pequenos cientistas brasileiros em Pernambuco

Feira da Ciência Jovem acontece até sexta (26) no Chevrolet Hall.
Idade dos inventores vai dos 8 aos 16 anos.

 
Pequenos cientistas de todo o Brasil estão reunidos no Chevrolet Hall, em Olinda, até a sexta-feira (26). Eles possuem ente 8 e 16 anos e estão apresentando invenções de todo tipo na Feira da Ciência Jovem de Pernambuco, que deve atrair um público de mais de 10 mil pessoas. O evento é promovido pelo Espaço Ciência. Os estudantes que apresentarem os melhores projetos ganharão passagens aéreas e a inscrição em feiras nacionais e internacionais.

A Feira da Ciência Jovem do estado é considerada uma das três maiores do Brasil. Maciel Oliveira veio de Alagoinhas, no interior da Bahia, para mostrar seu projeto e contar como a pesquisa científica mudou para melhor a sua vida. “Não mudou só na escola; mudou também em casa, uma vez que o interesse aumentou. Não é só o incentivo à pesquisa, mas também o fato de lidar com as pessoas. Aqui não é só apresentar os trabalhos, mas fazer amizades, conversar com as pessoas”, comentou.

Os alunos de fora vêm de escolas públicas – só Pernambuco tem representantes de escolas particulares. Ao todo, são 320 trabalhos expostos, que não são só das chamadas “ciências duras”, como física, química e matemática, mas também das ciências sociais e humanas. O projeto “Vozes do Verso”, da Escola Renato Fonseca, de Olinda, por exemplo, trabalha com os alunos a importância da leitura e da literatura.

Um dos destaques da feira são os alunos dos ensinos fundamental e infantil. Gabriela Andrade, de apenas 8 anos, não esconde: gosta de perguntar, de achar resposta e está convencida de que é uma pequena cientista. “A gente aprende mais, para poder repassar para as outras pessoas. No futuro, posso ser professora”, falou.

A acreana Ana Paula Costa, de 10 anos, também aposta no estudo e na pesquisa desde pequena. “Gostei muito, porque a gente aprendeu muitas coisas do folclore que eu não sabia ainda. Conhecemos um pouco da cultura deles e eu vou ensinar um pouco da minha cultura”, disse a menina. Junto a Ana Paula, veio Emanuel Conta, também de 10 anos. “Muito bonito aqui no Recife e Pernambuco. Dá para ver muitas atrações e o que mais gostei foi ver o mar. Me senti muito feliz de poder presenciar essa visão bela”, comemorou.

A feira de ciência também reservou um espaço só para os professores. “É um momento único que a gente vê nosso trabalho fluir, o resultado dela, com todos os alunos conscientes de tudo que está na atualidade”, falou a professora Maria do Amparo Magalhães. “Nós queremos estimular que as crianças percebam o valor que elas podem dar ao desenvolvimento científico e tecnológico do país e do mundo”, concluiu o coordenador geral do evento, Antônio Carlos Pavão.

A Feira Ciência Jovem tem entrada grátis. Nesta quinta (25), a visitação é das 8h às 17h. Na sexta-feira, das 8h às 14h. Ao final, serão divulgados os melhores trabalhos.

Fonte: G1 PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...