Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Navios conseguem liminares para atracar no Porto de Suape, em PE

Oito já conseguiram entrar no terminal; outros 11 permanecem em alto-mar.
Com a decisão, embarcações atracam sem a Anvisa, que está em greve.

Até o final da tarde desta quarta-feira (25), oito navios que estavam nas imediações do Porto de Suape, no Grande Recife, conseguiram ter acesso ao terminal por meio de liminares concedidas pela Justiça Federal. Outras 11 embarcações continuam em alto-mar sem a permissão para atracar em razão da greve dos funcionários da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pela emissão dos certificados que liberam a entrada e a saída de embarcações nos portos brasileiros. Até a próxima quinta-feira (26), está prevista a chegada de mais oito navios ao local.

Segundo a Capitania dos Portos de Pernambuco, "esses navios são apoiados por agentes. Cada um deles entrou na Justiça, com a liminar individual para atracar sem a necessidade da Anvisa”, contou o comandante Ricardo Padilha. O presidente do Sindicato das Agências de Navegação do Estado de Pernambuco (Sindanpe), Ricardo Luiz Von Sohsten, informou que já entrou com uma ação na Justiça Federal, na segunda-feira (23), para conseguir que todas as embarcações atraquem no porto.
Os navios, carregados de combustíveis, máquinas industriais, gás, graõs, veículos e contêineres com produtos diversos, já acumulam prejuízos por não poderem desembarcar o material no Porto de Suape. “Não sai nem entra produtos. São dois grandes problemas: a possibilidade do envelhecimento dos produtos agrícolas e também industriais, que pode causar danos, e também o desabastecimento das cidades, como o maquinário que abastecem as indústrias”, contou o comandante Padilha, capitão dos Portos.

Os navios que conseguiram as liminares estão atracando sem o certificado da Anvisa, que libera ou não a entrada e saída das embarcações nos portos brasileiros. “Ao saírem dos portos de origem, eles já foram liberados, vistoriados, tem um certo controle quando saem. A permissão quando eles chegam é quase que documental, a maioria não é vistoriado”, justificou Padilha. Se as embarcações permanecerem por muito tempo paradas no mar, elas devem ser transportadas para outros locais, onde medidas como esvaziamento de tanques sanitários podem ser tomadas. Segundo a Capitania dos Portos, o prejuízo diário para os navios parados pode chegar a 45 mil dólares.

Recife
O Porto do Recife ainda não está sendo prejudicado por conta da greve dos funcionários da Anvisa. De acordo com a Capitania dos Portos de Pernambuco, apesar da greve, dois funcionários da Anvisa estiveram no local e resolveram o problema de um único navio que precisava atracar na terça-feira (24).

Fonte: G1PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...