Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 19 de abril de 2012

MEDICAMENTO INSUMO PARA SAÚDE OU VENENO?

Medicamento é a principal causa intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando o primeiro lugar nas estatísticas do Sistema Nacional de Informações Toxico Farmacológicas (SINTOX), dentre as principais causas de intoxicação cerca de 44% corresponde a tentativas de suicídio mais comum entre adultos e 40% intoxicações acidentais mais comumente relacionados a crianças. Segundo os registros do SINTOX houve 3289 casos de intoxicação farmacológica na cidade do Recife no ano de 2009.

Atualmente há uma grande facilidade de acesso a medicamentos e insumos que podem causar intoxicações, prova disso é a variedade de medicamentos que não necessitam de receituário médico a exemplo de analgésicos anti-inflamatórios não esteróidais utilizados mais comumente para o tratamento da dor aguda, febre e inflamação como aspirina, ibuprofeno, dipirona, dentre outros. Além disso, os cuidados necessários com o armazenamento são desprezados colocando crianças que, geralmente, são atraídas pela coloração de comprimidos e cápsulas em situação de risco.

Vale salientar que intoxicações medicamentosas desencadeiam uma série de sintomas que muitas vezes não são específicos e estão relacionados a vários órgãos e funções do organismo como trato respiratório, sistema cardiovascular, função hepática, função renal, dentre outros. Aconselha-se que em suspeita de intoxicação a pessoa intoxicada seja imediatamente levada a uma unidade de urgência e todos os sinais sejam relatados e se possível o agente toxicante/toxico seja mencionado. Tratando-se de anti-inflamatórios como dipirona, aspirina, ibuprofeno, e outros, pode ser administrado o bicarbonato de sódio dissolvido em água para alcalinizar a urina e aumentar a excreção do fármaco.

Enfim todo medicamento deve ser usado com orientação do Farmacêutico e se necessário prescrito por médico ou cirurgião dentista inscritos nos devidos conselhos de classe. Além disso, devem ser guardados cuidados necessários com relação ao armazenamento em casa, não é a toa que há uma frase nas embalagens “Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças”.

 “O ideal é que o medicamento seja um insumo para a saúde, mas a diferença do medicamento para o veneno está apenas na dose utilizada” (Willams Leal).


Willams Leal, Farmacêutico e Mestre em ciências Farmacêuticas.

Enviado por Email - Via Orobó News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...