Faça sua Pesquisa

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Quadrilhas juninas já se preparam para o São João 2011

O Carnaval mal acabou, a semana santa recém passou e Orobó já está vivendo o clima de São João. As quadrilhas juninas de nossa cidade já começaram a maratona de ensaios, nas quais estão se preparando para mostra o melhor de sim nos concursos e festivais juninos do Nosso Nordeste.
Junina Adrenalina
A Junina Adrenalina é a mais antiga e tradicional quadrilha de nossa cidade, ela participa dos maiores e principais arraiás Junino do nosso nordeste, se tornando assim conhecida em todo o Brasil. O Festival de Quadrilha da Rede Globo Nordeste, o Concurso de Quadrilhas Juninas de Caruaru-PE, o festival de Quadrilhas de Campina Grande, são alguns exemplos dos maiores festivais juninos que a Quadrilha Adrenalina participa.
A Quadrilha Junina Oro’Art de Orobó, é uma quadrilha que encanta o público por onde quer que vá, com muita garra, alegria e determinação a Junina Oro’Art levanta a arquibancada em suas apresentações, também participa de grandes Arraiás Junino e sempre se destaca nas suas colocações. O amor, a dedicação e a união da quadrilha Oro’Art faz com que o seu resultado seja brilhante.

Junina Oro'Art
 Apesar da população oroboense ter perdido o gosto pela cultura junina, estas duas quadrilhas fazem o possível para não deixar com que esta tradição seja extinta. A exportação de quadrilheiros vindos de outras cidades se tornou normal entre estas duas quadrilhas, é muito comum andarmos pelas ruas de Orobó e encontrarmos pessoas de Lagoa de Itaenga, Limoeiro, João Alfredo, Timbauba, Paudalho entre outras cidades.
Este fato se dar por conta que grande parte dos nossos Jovens, perderam o interesse pela arte da quadrilha Junina, fazendo assim com que as coordenadoras das quadrilhas buscassem dançarinos de outras cidades. Também é levando em conta o lado da competitividade entre as quadrilhas, o fato dos confrontos que geralmente acontecem entre as quadrilhas de Orobó, fazem com que os jovens percam o interesse pela cultura justamente por causa dos conflitos que acontecem entre os conterrâneos da terra.
Devemos brinca e se divertir, e não entrarmos em conflitos, somos todos da mesma cidade, representamos o mesmo município e devemos ser unidos. Existem dois tipos de competitividades, a competitividade sadia e a competitividade destrutiva, vamos adotar a competitividade sadia, que é aquela na qual nos estimula para apresentarmos e mostrarmos o que há de melhor em nós, e vamos deixar a competitividade destrutiva de lado, que é aquela na qual denegrimos, caluniamos e fazemos o mau uso da imagem do nosso concorrente. Junina Adrenalina e Oro’Art, neste São João mostrem o que há de melhor em vós, e representem Orobó da Melhor forma possível, na Paz, no Amor e na União.
Boa Sorte e que a cultura de Orobó possa ser bem representada através de suas apresentações.

5 comentários:

  1. caro blogueiro,

    Me chamo fábio e sou marcador e um dos fundadores da QUADRILHA ORO'ART,há 8 anos faço parte deste grupo e achei interessante seu texto sobre o movimento quadrilheiro dai de orobó.Mas você equivocou-se em dizer que o desinteresse e por conta de disputa, mais não é isso que acontece,os estudantes de orobó e a juventude no gereal é carente de informação cultural e isso faz com que eles achem quadrilha uma coisa banal isso acontecem em vários lugares que ja não existem mais quadrilhas,mais a determinação da diretoria das duas quadrilhas chama a atenção dos quadrilheiros de outros lugares que se junta com o proposito de defender a cultura nordestina e oportunamnete a cultura de orobó, o que faço a tanto tempo com muito orgulho!

    ResponderExcluir
  2. ps.:não existe disputa,muito menos "brigas" pelo menos não desta equipe.

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabio, Aqui é Felício, já dancei muito quadrilha junina, atualmente não danço mais por ter outras atividades a exercer. Creio eu que não ouve equivoco nesta postagem, pois você sabe muito bem que existiam grandes discussões entre NÓS participantes, eu mesmo era um dos primeiros a está envolvido nas discussões. Hoje não faria mais isso, me sinto até mal em relembrar este meu passado e aproveito a oportunidade para pedir desculpas a você a todos da brilhante quadrilha oro'art que tanto admiro. Creio eu que tenha muitas pessoas que não gostem de mim na Oro'art pois até ameaçado de morte. Quero ter todos vocês como meus amigos, afinal Nós somos o que sobrou da cultura de Orobó.

    Ao postar esta matéria, eu analisei todas as palavras, e não me equivoquei ao colocar os conflitos e brigas, pois já teve pessoas que chegaram para mim e me falaram que não dançava em nenhuma quadrilha pq só existia confusões entre elas.

    Não estou aqui para defender a Adrenalina e nem a Oro'art, estou aqui para mostrar a cultura de Orobó que são representadas por estes dois Grupos, nem muito menos quero criar um novo atrito por este meu comentário. O que eu quis dizer ao postar esta matéria, é que devemos ser unidos e mostrar o que há de melhor em cada uma.

    Forte abraço e conto com a sua colaboração para a divulgação da agenda e fotos da Oro'art 2011 aqui no Orobó News.

    ResponderExcluir
  4. dizer q n existe briga é uma grande mentira, eu msm ja fui vitima no tempo q eu dançava, quase me bateram, mas n conseguiram n, mas teve ameaças sim pro meu lado, e falando no interesse do de orobo pa dança de quadrilha isso é normal, pq n é so quadrilha q esse povo n é interessado n, é tudo q envolve cultura, o povo daqui é muito parado pa isso.

    ResponderExcluir
  5. obs: atualmente eu n sei como anda as duas quadrilhas, entao n posso dizer q atualmente existe conflito entre as duas.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...