Faça sua Pesquisa

História de Orobó

Tudo começou quando Manoel José de Aguiar vindo de Paudalho, se instalou próxima a uma fonte de água conhecida como Olho d’Água das Bestas onde era de costume servir de bebedouro para os animais, daí surgiu o primeiro nome do município que pertencia a parte alta da cidade de Bom Jardim. Com o propósito de desenvolver o município, a agricultura foi implantada em seu território com destaque a cana-de-açúcar, devido a as muitas queimadas da cana-de-açúcar a região passou a ser conhecida como Queimadas. Por decreto da Lei Estadual nº 21, de 7 de setembro de 1914, criou-se o distrito de Queimadas,  passou à ser Vila pela Lei nº 47, de 16 de Setembro de 1925.
Em 11 de Setembro de 1928, pela Lei Estadual nº 1.931, o sonho tornou-se realidade depois que o Governador Estácio de Albuquerque Coimbra assinou o decreto que elevou a Vila Queimadas de Município e a sede, passando assim a ser Cidade. Devido a existência de outro município com o mesmo nome, Queimadas passou a ser chamada de Orobó, nome este que é devido a um riacho afluente do Rio Tracunhaém que corta o município no sentindo Oeste-Leste.
Orobó localiza-se a 112 km de Recife Capital de Pernambuco, tem como latitude 07º44'42" sul e a uma longitude 35º36'08" oeste, estando a uma altitude de 415 metros.
Orobó tem sua população estimada em 22.906 habitantes (2004) e sua área territorial é de 126,34 Km2 e faz divisa ao norte com a cidade de Umbuzeiro no estado da Paraíba, ao sul com Bom Jardim , ao Leste com Machados e São Vicente Férrer e a Oeste com Surubim todas no estado de Pernambuco.
Seu principal acesso Rodoviário é pela PE-88, PE-90, BR-408 e pela Paraíba pela PB-102.
Orobó tem como os seus principais distritos Chã do Rocha, Umburetama e o Povoado de Matinadas.
Tem como as principais festas: ChapaFolia, as Festas Juninas, o seu aniversario no dia 11 de Setembro e a festa da padroeira que é a mais freqüentada que acontece no dia 08 de Dezembro.
A cultura de Orobó é bastante forte e destaca-se através dos Grupos Adrenalina e Oro’Art, que tem como principais atividades os Blocos Carnavalescos, Teatro e Dança, O teatro da Paixão de Cristo que acontece em Orobó durante a semana santa, que é feito através do Grupo Cultural Adrenalina, é bastante conhecido e admirado por milhares de pessoas, as Quadrilhas Juninas Adrenalina e Oro’Art já são tradição, entre outras atividades culturais.
Seus principais pontos turísticos é a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Cachoeira de Guarani e de Inveja (Anchieta), a capela de Figueiras que é a mais antiga e as praças da cidade são cartões postais de Orobó.
Major Abílio de Souza Barbosa foi o primeiro prefeito de nosso município, exercendo seu cargo de 15 de novembro de 1928 a 03 de outubro de 1930, de lá pra cá vários prefeitos passaram por Orobó, até chegar ao atual prefeito que é o Sr. Manoel João dos Santos Filho.
As religiões predominantes em Orobó são a Católica e a Evangélica, cuja católica tem como atual pároco Padre Rogério e a Igreja Evangélica que mais tem Membros em Orobó é a Assembléia de Deus que tem como atual Pastor Jabson Avelino.
Coronel Abilio de Souza Barbosa - 1º Prefeito de Orobó


Brasão da cidade de Orobó - PE

Bandeira de Orobó
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...