Novo shopping vai ter 18 âncoras e lojas de marcas do setor de luxo.
Intenção é atrair público de capitais vizinhas, como Maceió e João Pessoa.


João Carlos Paes Mendonça detalhou o novo
empreendimento (Foto: Katherine Coutinho / G1)
empreendimento (Foto: Katherine Coutinho / G1)
O Recife já conta com outros centros comerciais que oferecem grande variedade de marcas, mas a concorrência não parece ser uma preocupção de Paes Mendonça. "Nós gostamos de atender bem o cliente, depois receber o aluguel. O diferencial da gente é o atendimento. Mercado sempre tem espaço para mais um. Trouxemos lojas e opções que a população não encontra em outros locais da cidade", defende o empresário.
O shopping conta 11 restaurantes e 23 lojas de fast food. No primeiro piso, encontra-se o Espaço Gourmet, com espaço para quatro restaurantes; a praça de alimentação fica no terceiro andar, já contando com uma área para expansão futura. "Atualmente, o mercado não comporta uma praça de alimentação tão grande. Construímos já pensando no futuro, no crescimento do Pina", explica Paes Mendonça.
O centro comercial vai contar ainda com uma unidade da academia Companhia Athletica, além da rede de cinemas Cinemark, que instala no Recife 12 salas no quarto andar do shopping - sendo duas vips e outra XD (Extreme Digital Cinema). "Temos também o Game Station, que já é conhecido dos pernambucanos, mas que vem com o boliche, restaurante e cinema 7D", enumera.
Em uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), um restaurante escola vai funcionar também no centro comercial, que vai contar ainda com uma unidade do Expresso Cidadão, do governo do estado. O shopping vai funcionar diariamente, das 9h às 22h, e aos domingos, das 12h às 21h. A decoração de Natal já está pronta para a inauguração. "O resto cabe aos lojistas aprontar. Pernambuco passa por um momento de economia aquecida. É preciso aproveitar, trabalhar muito e atender o cliente bem", afirma o empresário.

Requalificação
Para a inauguração do shopping, cerca de 40 ruas foram requalificadas no Jardim Beira Rio, bairro vizinho. "O surgimento da Via Mangue foi um dos motivos que nos animou a construir esse shopping. Requalificamos vias públicas aqui em volta. O RioMar é uma obra que durou dois anos, aproveitamos o projeto da prefeitura. Gastamos cerca de R$ 35 milhões no entorno", detalha o empresário.
Uma das preocupações na construção foram as vias de acesso, como a alça da Ponte Paulo Guerra, que deve estar aberta para a inauguração, e uma passarela já prevista para quando a Via Mangue estiver totalmente funcionando.
Sustentabilidade
Através do Instituto JCPM, em convênio com entidades como Senac e Senai, 4.125 moradores do entorno do shopping foram capacitados para trabalhar na construção civil e também nas lojas do centro comercial, sendo que 511 já estão selecionados para os pontos comerciais. "Estamos desenvolvendo esse pessoal para o mercado, não só para o shopping. Acreditamos que até junho chegaremos a mil pessoas do entorno empregadas aqui. Sustentabilidade é uma das nossas grandes preocupações, tanto que vamos economizar energia e água", afirma o empresário.
O projeto do shopping, que conta com uma área verde, visa aproveitar ao máximo a iluminação externa. "O consumo de energia será 35% menor em relação a um empreendimento convencional e o sistema de esgoto a vácuo reduzirá em 80% a demanda de água para essa finalidade", afirma Paes Mendonça.
Fonte: G1 PE
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